terça-feira, 25 de setembro de 2012

Norte Energia maqueia condicionante em Vitória do Xingu - PA

Escola reformada conta como condicionante da construção de Belo Monte, mas será desativada.


Placa de reinauguração da Escola da Agrovila Santo Antônio, em Vitória do Xingu - Pa


Há pouco fui ver o blog da empresa Norte Energia e me deparei com a notícia de inauguração de cinco salas de aula em Anapu (http://www.blogbelomonte.com.br/2011/03/11/norte-energia-entrega-obra-relacionada-as-condicionantes-socioambientais-da-usina-de-belo-monte/  ) , obra que figura entre as condicionantes de contrapartida social referente aos impa
ctos que a construção da Usina de Belo Monte vem causando e ainda causará às pessoas que vivem na região.

Fui automaticamente arremessado pela memória à Vila de Santo Antônio, que visitei recentemente por ocasião de um dos enfrentamentos contra a construção da usina. A vila situa-se no km 50 da Transamazônica e fica bem na frente do canteiro de Belo Monte.

Entre os vários absurdos que presenciei, cabe citar a forte presença da Força Nacional, rasantes de helicópteros sobre a vila de famílias simples, detonações de dinamites diárias às seis da manhã, cujas vibrações se tornaram impensáveis despertadores cotidianos atravessando nossos corpos, antes mesmo que ouvíssemos seu estrondo. Presenciei, ainda, poços de água que foram aterrados, além do ir e vir de caminhões rasgando a estreita rua da vila, antes pacata, a cada cinco minutos, em média, nas 24h do dia, tirando água do rio pra abastecer o canteiro de obras (ainda é difícil lembrar de tanta violência sem ficar com os olhos mareados), enfim, a lista seguiria bastante ainda.

Vi um absurdo em particular, que dialoga com a notícia referida: As informações na placa de reinauguração da pequena Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, que atende a vila. Reformada em 2011, a obra consta como uma das condicionantes que abrem caminho para a construção do nefasto empreendimento.

O porém da questão é que as famílias estão sendo pressionadas a abandonarem (e muitos já abandonaram) suas casas pela ação da empresa (visitas indesejadas, pressão pra que assinem o termo de desapropriação) e pelo aparato policial do estado, este ou por pressão psicológica direta, ou por omissão quanto às ações da Norte Energia.

Enquanto estivemos por lá, a notícia corrente era de que a escola fecharia após a conclusão do ano letivo de 2012 (também como forma de pressionar as famílias a abandonarem a vila). Então fica a pergunta: contrapartida para quem?

ps.: Notem que, para coroar a absurda afirmação de poder, alteraram até a logo institucional da prefeitura do município de Vitória do Xingu, que agora ostenta o desenho de uma barragem.


Adesivo fixado em um dos carros da Secretaria de Educação de Vitória do Xingu.


Texto e fotos: Kleyton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário